terça-feira, 6 de agosto de 2013

CARTA DESPORTIVA

CARTA DESPORTIVA

A Carta Desportiva Nacional ou Plano director dos desportos, constitui um documento oficial onde constam todos os dados sobre os projectos desportivos. Sejam de âmbito local, regional nacional ou.
órgão reitor das actividades desportivas em Angola é o Ministério da Juventude e Desportos. Enquanto entidade superior cuja orientação emana do Estado, tem como principal actividade a gestão e planificação dos programas desportivos bem como a orientação e enquadramento da juventude, em cada meio social,a nível nacional.
Este órgão controla: “22 Federações Nacionais, 104 Associações e 187 Clubes, que gerem a politica desportiva das modalidades praticadas em todo País. Isto ao nível do desporto federado.
No que concerne a massificação das actividades desportivas  não-federadas o Programa “Desportos para Todos”, foi lançado no dia 9 de Junho de 2002, na cidade de Luanda e contou com mais de três mil, pessoas de todas faixas etárias, género, cor e etnia.
“Este facto serviu Para comprovar a grande aderência e apetência da população pela prática de actividades físicas”.
A actividade desportiva constitui o pilar no qual uma sociedade deve apoiar-se para manter a forma física e psicomotora dos cidadãos. É imperioso que a sociedade tenha condições para que esta realidade seja efectiva. Que a prática desportiva faça parte do quotidiano das crianças,  dos jovens e dos adultos e idosos sem limite de idade.
Assim sendo, somos aqui chamados a olhar para a formação profissional dos atletas cuja base, como já referimos é o desporto escolar, por um lado e por outro as agremiações desportivas particulares ou subsidiadas pelo estado. Deste modo, surgiram os Centros de alto rendimento para formação e capacitação dos atletas.

Esta é a solução para o desporto nacional. formar é o melhor que temos a fazer. deverá ser assim, para o futebol e outras modalidades.
E, importa dizer: Parabéns a selecção sub 16 pela conquista do campeonato Africano realizado no Madagáscar  Todos quantos têm trabalhado com estes rapazes. Assim teremos selecção de basquetebol para as próximas competições. Quem começa a ganhar enquanto formando tem outra maturidade porque ser campeão é uma mística. Quem compete sabe disso.
A sociedade ou comunidade deve estar preparada para responder a essa necessidade, tanto ao nível das estruturas municipais e estabelecimentos de ensino. Ensino porque a educação física é uma componente da formação desportiva da juventude. As escolas devem ter capacidade para dinamizar o desporto escolar. Por conseguinte, este fenómeno deve ter reflexo na condição física dos estudantes.

Deste modo, sem quaisquer rodeio, importa reflectir no que deve ser a realidade objectiva no que toca a gestão desportiva partindo do topo ou superstrutura (governo)até a base ou administrações municipais, distritais e comunais.
Nesta  ordem de ideias, somos chamados participar da requalificação do ambiente desportivo em toda extensão do nosso território. É da nossa responsabilidade manter os espaços destinados a prática desportiva livres de qualquer poluente físico e psicológico.
Fruto do vasto trabalho desenvolvido na base, em diversas áreas acima referidas, angola conta  
Nesse leque de modalidades desportivas participam cerca de 23.877 atletas, sendo 7.959 mulheres e 15.918 Homens dos vários escalões etários. Apesar dos resultados alcançados até 2002 serem satisfatórios, desta data em diante melhoramos substancialmente em consequência das condições postas a disposição dos técnicos e atletas. A prova desse sucesso comprova-se com as participações exitosas nos Mundiais de Andebol feminino, Basquetebol Masculino, Hóquei em Patins e Futebol (mesmo depois dos últimos de.
Tais centros que são locais onde