sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SINISTRALIDADE LUANDA


DADOS DE JULHO A SETEMBRO

Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, a estrada nacional 230, que liga Viana a Catete liderou a lista com 48 acidentes.
No código de estrada o sinal de trânsito triangular representa existência de perigo, mas para quem vende, no meio da estrada, tem apenas valor comercial assim como a sua vida que é posta a risco…
A falta de iluminação pública, a má sinalização rodoviária e o mau estado das viaturas são apontados como causa de muitos acidentes nas estradas.
Na estrada nacional número cem, Benfica-Ramiro- Barra do kwanza, foram 25 acidentes e a Avenida Deolinda Rodrigues,vem a seguir com….20.
Nos últimos três meses os serviços de viação e transito registaram mais de 800 acidentes dos quais:
…289…choques entre viaturas
…135..choques entre veículos e motociclos
…56…choques contra obstáculos fixos
Resultando em …26…capotamentos
…18…despistes  e…324…atropelamentos
O que representa um total de … 862 acidentes
Dando origem a … 261 mortos e 546 feridos.
Durante este período, morreram nas estradas de Luanda…87 pessoas por  mês, com uma média de três mortes por dia; um número para pensar  se você é automobilista.


terça-feira, 6 de agosto de 2013

CARTA DESPORTIVA

CARTA DESPORTIVA

A Carta Desportiva Nacional ou Plano director dos desportos, constitui um documento oficial onde constam todos os dados sobre os projectos desportivos. Sejam de âmbito local, regional nacional ou.
órgão reitor das actividades desportivas em Angola é o Ministério da Juventude e Desportos. Enquanto entidade superior cuja orientação emana do Estado, tem como principal actividade a gestão e planificação dos programas desportivos bem como a orientação e enquadramento da juventude, em cada meio social,a nível nacional.
Este órgão controla: “22 Federações Nacionais, 104 Associações e 187 Clubes, que gerem a politica desportiva das modalidades praticadas em todo País. Isto ao nível do desporto federado.
No que concerne a massificação das actividades desportivas  não-federadas o Programa “Desportos para Todos”, foi lançado no dia 9 de Junho de 2002, na cidade de Luanda e contou com mais de três mil, pessoas de todas faixas etárias, género, cor e etnia.
“Este facto serviu Para comprovar a grande aderência e apetência da população pela prática de actividades físicas”.
A actividade desportiva constitui o pilar no qual uma sociedade deve apoiar-se para manter a forma física e psicomotora dos cidadãos. É imperioso que a sociedade tenha condições para que esta realidade seja efectiva. Que a prática desportiva faça parte do quotidiano das crianças,  dos jovens e dos adultos e idosos sem limite de idade.
Assim sendo, somos aqui chamados a olhar para a formação profissional dos atletas cuja base, como já referimos é o desporto escolar, por um lado e por outro as agremiações desportivas particulares ou subsidiadas pelo estado. Deste modo, surgiram os Centros de alto rendimento para formação e capacitação dos atletas.

Esta é a solução para o desporto nacional. formar é o melhor que temos a fazer. deverá ser assim, para o futebol e outras modalidades.
E, importa dizer: Parabéns a selecção sub 16 pela conquista do campeonato Africano realizado no Madagáscar  Todos quantos têm trabalhado com estes rapazes. Assim teremos selecção de basquetebol para as próximas competições. Quem começa a ganhar enquanto formando tem outra maturidade porque ser campeão é uma mística. Quem compete sabe disso.
A sociedade ou comunidade deve estar preparada para responder a essa necessidade, tanto ao nível das estruturas municipais e estabelecimentos de ensino. Ensino porque a educação física é uma componente da formação desportiva da juventude. As escolas devem ter capacidade para dinamizar o desporto escolar. Por conseguinte, este fenómeno deve ter reflexo na condição física dos estudantes.

Deste modo, sem quaisquer rodeio, importa reflectir no que deve ser a realidade objectiva no que toca a gestão desportiva partindo do topo ou superstrutura (governo)até a base ou administrações municipais, distritais e comunais.
Nesta  ordem de ideias, somos chamados participar da requalificação do ambiente desportivo em toda extensão do nosso território. É da nossa responsabilidade manter os espaços destinados a prática desportiva livres de qualquer poluente físico e psicológico.
Fruto do vasto trabalho desenvolvido na base, em diversas áreas acima referidas, angola conta  
Nesse leque de modalidades desportivas participam cerca de 23.877 atletas, sendo 7.959 mulheres e 15.918 Homens dos vários escalões etários. Apesar dos resultados alcançados até 2002 serem satisfatórios, desta data em diante melhoramos substancialmente em consequência das condições postas a disposição dos técnicos e atletas. A prova desse sucesso comprova-se com as participações exitosas nos Mundiais de Andebol feminino, Basquetebol Masculino, Hóquei em Patins e Futebol (mesmo depois dos últimos de.
Tais centros que são locais onde



segunda-feira, 27 de maio de 2013

CHARRA CHARRA!


CHARRA CHARRA!

ONTEM PASSEI PELA VILA CLOTILDE E VI UM GRUPO DE RAPAZES. LEVAVAM CONSIGO MOCHILAS ÀS COSTAS, STICKS E PATINS. CAMINHAVAM EM DIRECÇÃO A ESCOLA JINGA MBANDI. ACREDITO QUE SAÍAM DOS TREINOS.
AQUELE MOMENTO, LEVOU-ME A UM TEMPO EM QUE TENTEI ENVEREDAR PARA ESTA MODALIDADE  POR VOLTA DO ANO DE 1988, DEVIA TER CERCA DE 11 OU 12 ANOS. O HÓQUEI SOBRE PATINS. NA ALTURA A ESCOLA DE FORMAÇÃO MAIS PRÓXIMA DE CASA ERA O GRUPO DESPORTIVO DA BANCA , EMBORA AS MAIORES PARTIDAS QUE ASSISTE TEREM ACONTECIDO NO RECINTO DO CDUA, NA AVENIDA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO.

ESTUDÁVAMOS A SEXTA CLASSE, NA ESCOLA AUGUSTO NGANGULA, A ESCOLA DO PRENDA. EU E ALGUNS COLEGAS; QUERÍAMOS TREINAR. SAÍMOS DECIDIDOS A ENCONTRAR UM CLUBE PARA NOS ENQUADRARMOS E, QUIÇÁ, REALIZAR O ALMEJADO SONHO DE SER DESPORTISTA.

DEPOIS DE PASSARMOS PELO CODEM, ONDE NADA CONSEGUIMOS RUMAMOS PARA A BANCA- GRUPO DESPORTIVO DA BANCA, NA ANTIGA ZONA VERDE DA MAIANGA. NO MOMENTO, ESTAVA EM ACÇÃO UM PROJECTO DE MASSIFICAÇÃO DESPORTIVA PARA O BASQUETEBOL. MAS O QUE NÓS QUERÍAMOS ERA MESMO O HÓQUEI - PORQUE DURANTE O INTERVALO DAS AULAS FAZÍAMOS UMAS PARTIDAS NA SALA 9, ONDE AS BALIZAS ERAM AS CARTEIRAS, A BOLA ERA UMA CULÚ(VASILHAME DE  GASOSA EM LATA) MACHUCADA E OS STICKS, PARTES DAS MESAS PARTIDAS NA QUAL ACHATÁVAMOS A PARTE QUE ENTRAVA EM CONTACTO COM A BOLA (CULÚ). QUER DIZER BOLA. TUDO MUITO MUITO GIRO PARA QUEM NADA TEME E APENAS SONHA  VOLTAMOS NO DIA SEGUINTE E ENCONTRAMOS ALGUNS RAPAZES A PRATICAREM PATINAGEM. O BARULHO ERA IMPRESSIONANTE; INCOMODAVA MAS ERA O QUE QUERÍAMOS  ERAM AS “CHARRA CHARRA”, PATINS PARA APRENDIZES - CONFESSO QUE O NOME ERA BELO MAS SOMENTE APOIS A ENTREVISTA DO NOSSO KOTA KAISSARA, NO PROGRAMA “CARAS E VIDAS” DA TPA, PERCEBI A RAZÃO DAQUELA DENOMINAÇÃO.DIGO KOTA PORQUE ERA GRANDE QUANDO PENSÁVAMOS COMEÇAR, ERA CRAQUE QUANDO ÉRAMOS INICIADOS, PRONTO,ERA NOSSO KOTA. QUANTO AO NOME “CHARRA CHARRA”, DEVIA-SE AO FACTO DE FAZER MUITO BARULHO…

NESTA FASE, FRUTO DA PERTINÊNCIA E AUDÁCIA DE MIÚDO, CONHECI MUITOS OUTROS NOMES DO NOSSO HÓQUEI. DAVA GOSTO VÊ-LOS JOGAR. ERAM MUITOS, AS VEZES, A MEMÓRIA FALHA MAS LEMBRO-ME DE CRAQUES COMO: O KOTA NÉ, O CHUPITA, O RAFA,O KOTA ORLANDO GRAÇA (ACTUAL TREINADOR DA NOSSA SELECÇÃO NACIONAL). SONY, DUK, TOI ADÃO.SEM ESQUECER O MALOGRADO KOTA MARINHO, AQUELE QUE CUIDAVA DOS EQUIPAMENTOS. AI O NOSSO CDUA, QUANTAS GLORIAS E DISPUTAS SAUDÁVEIS. AS SAUDADES SÃO TANTAS MAS O TEMPO É OUTRO.

VOLTANDO AO MEU TEMPO DE MIÚDO, NÃO ME TORNEI PROFISSIONAL POR VÁRIOS MOTIVOS MAS GOSTEI MUITO DE TER APRENDIDO A PATINAR. A “CHARRA CHARRA” CUMPRIU COM A SUA FUNÇÃO. A CONVIVÊNCIA DESPORTIVA AJUDOU-ME ENQUADRAR-SE AO NÍVEL DE GRUPOS SOCIAIS E POSSO AFIRMAR: "A CONVIVÊNCIA DESPORTIVA COMPLETA A FORMAÇÃO DO HOMEM".
É GRATIFICANTE SABER QUE PODEMOS HOJE E COM MUITO ORGULHO, OLHAR PARA O PASSADO E CONTAR AS FALCATRUAS DE MIÚDO COM ALEGRIA.

NO ENTANTO, AÍ VEM O MAIOR ACONTECIMENTO DESPORTIVO AO NÍVEL DO HÓQUEI EM PATINS DE TODOS OS TEMPOS PARA O NOSSO PAÍS. ESTE ACONTECIMENTO É UMA REALIDADE BOA DE OUVIR FALAR E DE CERTEZA SERÁ BOA DE VER. A NAÇÃO SAÚDA VIVAMENTE ESTE FACTO E TODOS ESTAMOS JUNTOS PARA QUE SEJA UM ÊXITO.

A DIAS PASSEI PELA VIA EXPRESSO BENFICA, VIANA E DEPAREI-ME COM UM EDIFÍCIO EM CONSTRUÇÃO.NAS IMEDIAÇÕES DO ESTÁDIO NACIONAL 11 DE NOVEMBRO. A DIREITA DA VIA EXPRESSO,NO SENTIDO ASCENDENTE, BENFICA-NZANGO ESTÁ A SER ERGUIDA UMA IMPONENTE ESTRUTURA DESPORTIVA. CONFESSO QUE NÃO TINHA CONHECIMENTO DO AVANÇO DA OBRA. FUI POSTERIORMENTE INFORMADO QUE TRATA-SE DO NOVO CAMPO PARA DAR RESPOSTA AS EXIGÊNCIAS DO MUNDIAL QUE VAMOS REALIZAR EM SETEMBRO DESTE ANO.

O MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS É UM GANHO PARA O NOSSO HÓQUEI  É UM GANHO PARA O NOSSO DESPORTO EM GERAL. GANHO QUE SOMADO AOS QUE A NOSSA PAZ PROPORCIONA NOS, CONSTITUI O AVANÇO QUE PRECISAMOS. O NOME DE ANGOLA VAI, MAIS UMA VEZ, CONSTAR NUM DOS MAIORES ENCONTROS MUNDIAIS E A NOSSA BANDEIRA ESTARÁ DENTRE AS MELHORES DESSA MODALIDADE.
DAS “CHARRA CHARRAS” DOS MIÚDOS AOS PATINS DOS CRAQUES, UM LONGO TRAJECTO SE CUMPRE. O MAIS IMPORTANTE É COMEÇAR PORQUE O FUTURO É FEITO NO PRESENTE E AS HISTÓRIAS SÃO CONTADAS TAMBÉM NO PRESENTE. É AGORA! NESTE MOMENTO TUDO E TODOS ESTÃO VIRADOS PARA O HÓQUEI EM PATINS. É PRECISO MASSIFICAR E O TEMPO É ESSE. É PRECISO REVITALIZAR AS ESTRUTURAS PARA QUE O FUTURO ACONTEÇA E ACONTEÇA COM NATURALIDADE.

QUE VENHA O MUNDIAL DE HÓQUEI E TODOS OS GANHOS QUE PODE PROPORCIONAR-NOS!
ATÉ LOGO!

CARLOS MOTA DA GRAÇA
22 DE MAIO DE 2013



 NÃO HÁ TEMPO A PERDER

PERDER TEMPO PARECE SER O FORTE DE MUITOS DOS NOSSOS DIRIGENTES DESPORTIVOS. NA VERDADE PODEMOS, MESMO DIZER QUE PERDER TEMPO É UMA CARACTERÍSTICA COMUM A TODOS QUANTOS CAIEM DE PARA-QUEDAS  SEJA LÁ ONDE FOR.
E QUANDO NOS REFERIMOS QUE MUITOS DIRIGENTES DESPORTIVOS NÃO O SÃO VERDADEIRAMENTE, FAZEMOS PORQUE CONHECEMOS A RAZÃO EXISTENCIAL DAS COISAS. ISTO É, SABEMOS QUE O DESPORTO É UMA ÁREA DE SABER CIENTÍFICO. LOGO, COMO O CONHECIMENTO, SEGUNDO OS ESPECIALISTAS  É UM SISTEMA DE DADOS QUE O  HOMEM ADQUIRE NO PROCESSO DA INTEGRAÇÃO  SOCIAL E SE RESUME NA EXPERIÊNCIA ACUMULADA NO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA HUMANIDADE; CONCLUÍMOS QUE NOSSA AFIRMAÇÃO É DE FACTO VERDADEIRA.
ASSIM SENDO, A CIÊNTIFICIDADE DO CONHECIMENTO EXIGE QUE TODOS OS INTERVENIENTES, DESTA OU DAQUELA ÁREA DO SABER POSSAM AGIR COM RIGOR E APROFUNDAMENTO DE TÉCNICAS PARA MELHORAR O TRABALHO EXECUTADO EM TODAS AS ETAPAS DO SEU DESENVOLVIMENTO.
O CONHECIMENTO É DERIVADO DE NÓS OU DE OUTRAS PESSOAS (DAS NOSSAS FACULDADES MENTAIS).ESSE CONHECIMENTO FUNDAMENTA-SE EM TRÊS ASPECTOS QUE APARECEM COMO BASE QUANDO NOS REFERIMOS A FORMAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS E O DESPORTO NÃO FICA DE PARTE:
1º EXPERIÊNCIA OU PERCEPÇÃO DOS SENTIDOS;
2º NA RAZÃO, CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO (RELACIONAMENTO DOS CONCEITOS);
3ºNA INTUIÇÃO OU COMPREENSÃO PROFUNDA DAS COISAS. UMA ESPÉCIE DE VISÃO RÁPIDA E INTELECTUAL, SEM NECESSIDADE DE DEDUÇÃO.
DESTE MODO, NÃO PODEMOS PERDER TEMPO QUANDO SE TRATA DE APLICAÇÃO DE TÉCNICAS E MÉTODOS PARA OBTENÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS NO NOSSO DESPORTO. “O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É UMA FORMA ESPECIAL DO CONHECIMENTO VINCULADA HISTORICAMENTE AO SURGIMENTO DAS CLASSES E DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO EM: TRABALHO INTELECTUAL E TRABALHO FÍSICO. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO É A ACTIVIDADE PLANIFICADA DO HOMEM PARA TRATAR DE ESTABELECER REGULARIDADES ESSENCIAIS DA REALIDADE, DEVE-SE RECORRER A MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CUJA FALIBILIDADE É MÍNIMA.”
COMO DIZ E MUITO BEM O CONCEITO,NO FUTEBOL, BASQUETEBOL, ANDEBOL E OUTRAS MODALIDADES É PRECISO QUE O RIGOR SEJA APLICADO. É PRECISO QUE A ATENÇÃO SE VIRA A FORMAÇÃO DAS COMPONENTES INTEGRANTES DA ESTRUTURA DESPORTIVA. É PRECISO MAIOR CONTROLO NAS FASES DE FORMAÇÃO ATLÉTICO DESPORTIVAS BÁSICAS. É PRECISO DISTINGUIR O QUE É E O QUE NÃO É DO DESPORTO PARA QUE OS DO DESPORTO FAÇAM COMO SE DEVE FAZER O SEU TRABALHO. É PRECISO QUE AQUELES QUE HOJE PRATICAM TENHAM UMA VISÃO FUTURISTA E COM ISSO POSSAM PREPARAR-SE PARA COMPROMISSOS FUTUROS NO QUE CONCERNE AO DIRIGISMO DESPORTIVO. É PRECISO, EM SUMA, QUE A GESTÃO ACTUAL SEJA SUSTENTÁVEL E SUSTENTADA PARA PERMITIR QUE O CRESCIMENTO SE FAÇA EM MOLDES NORMAIS E CONSEQUENTE.
MAS A MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO PRENDE-SE COM O FUTEBOL QUE, PELOS QUE VEMOS, É O QUE MAIS PECA NO QUE CONCERNE A FORMAÇÃO E CUMPRIMENTO RIGOROSO DAS ETAPAS DE FORMAÇÃO DESPORTIVA DOS ATLETAS. PELO RUMO, PODEMOS CONCLUIR QUE TEMOS PERDIDO TEMPO. PORQUE TAL COMO QUADROS MAL FORMADOS NÃO RENDEM, ATLETAS MAL FORMADOS TAMBÉM. E OS PROBLEMAS DA MÁ FORMAÇÃO DOS NOSSOS JOGADORES, NAS CLASSES INFERIORES SÃO VISÍVEIS A OLHO NÚ. ASPECTOS DE ORDEM TÉCNICA E ESTRUTURAL EM MUITOS DOS CONJUNTOS QUE MILITAM NOSSO GIRABOLA SÃO TAMBÉM VISÍVEIS.
UMA QUESTÃO A MUITO APOQUENTA MINHA ALMA: SERÁ QUE OS NOSSOS ATLETAS, FUTEBOLISTAS TÊM CUMPRIDO COM OS PRESSUPOSTOS OU FASES DO TREINAMENTO DESPORTIVO, ANTES DE ATINGIREM A IDADE SÉNIOR? SERÁ QUE O BINÓMIO IDADE E TREINAMENTO TÊM SIDO ACAUTELADOS? NÃO SEI, SE SIM OU SE NÃO PODEMOS NOTAR AO VÊ-LOS ACTUAR EM CAMPO. QUEM NÃO QUEIMA OU NÃO CUMPRE COM AS FASES DE TREINAMENTO NÃO RENDE. PARA CADA IDADE UMA VALÊNCIA OU CARGA HORÁRIA DE TREINAMENTO. QUANDO SE APLICA UMA CARGA A UM ATLETA TEM DE SE TER EM CONTA A SUA CAPACIDADE DE RESPOSTA EM FUNÇÃO DA SUA IDADE.
NA ÉPOCA PASSADA, TIVEMOS A PRESENÇA NO NOSSO GIRABOLA DE UM VETERANO DO FUTEBOL BRASILEIRO E MUNDIAL, O RIVALDO. UM ATLETA COM MAIS DE 20 ANOS DE ACTIVIDADE FÍSICA DESPORTIVA. FUTEBOLISTA A QUEM MUITOS OUSARAM CHAMAR DE “GULEIRO”. NA VERDADE, DEVERIAM CHAMÁ-LO DE GUERREIRO. TEM MAIS DE 40 ANOS DE IDADE E PELO QUE CONSTA FOI UM DOS MELHORES MARCADORES DO GIRABOLA, DIGA-SE A ABONO DA VERDADE. HOJE, COM A IDADE QUE TEM JOGA NO CAMPEONATO DO SEU PAÍS E AINDA FAZ GOLOS, PARA GÁUDIO DOS SEUS FÃS E ADEPTOS DO FUTEBOL.
DIGO-VOS ISTO PARA CONCLUIR O SEGUINTE: UM ATLETA QUE CUMPRE RIGOROSAMENTE COM TODAS AS FASES DO TREINAMENTO DESPORTIVO E OBSERVA, ABSORVE TODA A DISCIPLINA E RIGOR TÉCNICO-TÁCTICO, NÃO ACABA CEDO. ELE É UM CASO TÍPICO DA BOA FORMAÇÃO, TAL COMO O SÃO MUITOS OUTROS ATLETAS EM TODO MUNDO. ISTO É ATINGEM PELO MENOS 10 ANOS DE CARREIRA PROFISSIONAL. O CONTRÁRIO DESTA REALIDADE SÃO MUITOS DOS NOSSOS DESPORTISTAS/FUTEBOLISTA QUE TERMINAM A CARREIRA DOIS OU TRÊS ANOS A POIS ATINGIREM O ESCALÃO SUPERIOR.
SEGUNDO A PRÁTICA CIENTÍFICA, QUANDO SE APLICA CARGA SUPERIOR ÀQUELA QUE O CORPO PRECISA ESTE DESMORONA SE. POR ISSO O REJUVENESCIMENTO DOS CLUBES DEVE SER PROPORCIONAL AO ENVELHECIMENTO DOS JOGADORES. 
POR ISSO VOLTO REPETIR NÃO HÁ TEMPO A PERDER. O DESPORTO É CIÊNCIA. PARA OS DIRIGENTES DESPORTIVOS, É IMPERIOSO QUE SE FORMEM BEM E TENHAM CONSCIÊNCIA PLENA DO QUE DESEJAM PARA SEUS CLUBES. PARA OS ATLETAS UM CONSELHO: SEJAM COMO CRISTIANO RONALDO QUE, A MEU VER, É O RESULTADO DE TODO O TRABALHO METÓDICO, PERSISTENTE E OBJECTIVO.O MELHOR ATLETA DA ACTUALIDADE; SE NÃO FOREM COMO LIONEL MESSI, AQUELE A QUE CONSIDERO BOM PELA NATURALIDADE COMO FAZ BEM AS COISAS. E, AINDA ASSIM, EXÍMIO TRABALHADOR E BATALHADOR. AMBOS, NA MINHA VISÃO, REPRESENTAM A NATUREZA E A PERSISTÊNCIA HUMANA.
UM PEDIDO AOS QUE GOSTAM, FAZEM E VIVEM DO DESPORTO E PARTICULAR DO FUTEBOL: PEÇO QUE TENHAM CORAGEM DE ASSUMIR AS RESPONSABILIDADES QUE OS ADEPTOS E A MASSA ASSOCIATIVA DOS CLUBES E DA NAÇÃO, QUANDO TRATAR-SE DA SELECÇÃO, VOS DEPOSITA. “NÃO É BOM QUE O POVO DESGOSTE DO QUE MAIS GOSTA. O PESSIMISMO MUITAS VEZES É COMO UM INIMIGO SILENCIOSO QUE REAGE A QUALQUER MOMENTO”.
NÃO HÁ TEMPO A PERDER, TEMOS DE COMEÇAR AGORA A FORMAR TÉCNICOS E ATLETAS PARA DAQUI A 15 ANOS COLHERMOS OS FRUTOS. TAL COMO UM ESTUDANTE PRECISA CUMPRIR 14 ANOS DE ESCOLARIDADE ANTES DE IR A UNIVERSIDADE. UM ATLETA PRECISA CUMPRIR TODAS AS FASES DE FORMAÇÃO (CAÇULINHA OU INICIADOS, JUVENIS, JÚNIOR)ATÉ CHEGAR A SÉNIOR E ENVEREDAR PARA PARA O FUTEBOL PROFISSIONAL. SEJA, SE COMEÇARMOS AGORA PODEMOS ALMEJAR A CONQUISTA DO CAN E, QUIÇÁ, DO MUNDIAL DE FUTEBOL, DAQUI A 15 ANOS.
FORMAR É O MELHOR QUE TEMOS A FAZER. A MASSIFICAÇÃO DESPORTIVA DEVE SER UM FACTO. OS ATLETAS DEVEM CUMPRIR COM TODAS AS FAZES DE FORMAÇÃO DESPORTIVA PARA QUE TENHAM MELHOR ENQUADRAMENTO E RENDIMENTO.
LEMBRA-ME O PROJECTO CAÇULINHAS DA BOLA DO LONGÍNQUO ANO DE 1980, O GIRABAIRO MAS RECENTEMENTE. MOVIMENTOS DESPORTIVOS QUE ACREDITO TROUXERAM GRANDES GANHOS PARA O PAÍS. GANHOS QUE SERÃO MAIORES, AGORA QUE A NOSSA PAZ ESTÁ PRESENTE. GANHOS QUE PODEREMOS SABOREAR TÃO LOGO SE EFECTIVEM. O GIRABAIRRO É E SERÁ SEMPRE UM MOTIVO DE ALEGRIA, PELO QUE DEVE CONTINUAR. É PRECISO QUE AO NÍVEL DA SUPERSTRUTURA SE REFLICTA NESTES GANHOS PARA A JUVENTUDE, QUE ENCONTRA FORMA DE LAZER E PROJECÇÃO.
NÃO HÁ TEMPO A PERDER, O FUTURO FAZ-SE NO PRESENTE E O PASSADO OU A HISTÓRIA CONTA-SE, TAMBÉM NO PRESENTE. POR ISSO, É AGORA! É NESTA FASE E NESTE PERÍODO QUE AS COISAS TÊM DE COMEÇAR…
ATE LOGO!
CARLOS MOTA DA GRAÇA 21/05/2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

08 de Abril: Dia Mundial de Luta contra o Câncer


08 de Abril: Dia Mundial de Luta contra o Câncer
Para incentivar a mobilização da população sobre a importância de prevenção do Câncer, o dia 08 de Abril foi instituído como Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.
Meu pai morreu a 7 anos vítima de cancro.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (0MS), estima-se que o número de pessoas com câncer possa chegar a 75 milhões em 2030.
Em Angola de certeza haverá muitos casos não diagnosticados por desconhecimento do problema por parte dos pacientes.
O câncer pode ser controlado se for detectado a tempo.
As campanhas devem ser feitas sempre e não apenas por ocasião do dia da luta contra o câncer. a importância da divulgação de formas de tratamento e diagnostico precoce deve ser levada a cabo durante todo ano. 
Espero que todos quantos desejam viver, reflictam: o cancro não tem cura mas pode-ser prevenido.
Basta parar com uso excessivo e abusivo de tabaco, excesso de álcool e passar a observar uma alimentação regrada, praticar desporto e ter o descanso sempre a hora certa.
Embora seja o cancro da mama do qual mais se fala por cá outras formas são tão perigosas e constantes entre nós: cancro do Útero, próstata,colo, sem esquecer  que fruto do uso do tabaco podemos desenvolver canco em outras partes do nosso corpo.

Elias da graça, Deus te guarda papá!


domingo, 7 de abril de 2013

Ponto de ordem ou desconto de tempo!

Ponto de ordem ou desconto de tempo!

Um ponto de ordem ou um desconto de tempo, representam nas assembleias nacionais e nas quadras de basquetebol, licença para falar ou para reorientar o grupo. Aqui não se trata de falar ou orientar mais sim de reclamar um direito que a todos assiste enquanto cidadãos deste país, nesta cidade.

As administrações municipais têm condições para terraplanagem de vias e evitar que as estradas permaneçam esburacadas depois das chuvas. A verdade é que as vias da nossa cidade, sobre tudo nas áreas suburbanas ou bairros periféricos da cidade.

É lastimável viver assim. Por isso peço ao mesmo tempo, um ponto de ordem para reclamar o meu direito de viver em condições normais e o desconto de tempo é para repor a legalidade em relação ao que julgo estar a ser usurpado de quem não conhece a lei. Andar nas estradas da cidade é um massacre sem precedentes. As vias terciárias não existem e as poucas que existem estão totalmente esburacadas e, agora que choveu, alagadas.

Não podemos esperar que o Estado faça tudo mas não sabemos por onde começar para ajudar a resolver problemas pontuais. Sabemos, entretanto, que a crítica a sociedade é positiva quando aponta focos que permitem a recuperação física de bens públicos. Não podemos, no entanto, cruzar os braços ou deixar andar quando notamos que pouco se faz para preservar as obras públicas erguidas a custos de doer.

Pontos de ordem serão pedidos e descontos de tempo reclamados sempre que haver necessidade e, portanto, esperamos que nossa mensagem atinja sua função social; a cada momento e em função da realidade social, buscaremos e procuraremos compreender os motivos que nos levam aos sofrimentos actuais, nas estradas e em outras áreas de actividade.





Chuva no Mbondo Chapeu

Chuva no Mbondo Chapeu

O bairro Mbondo Chapeu, também conhecido como Fubú, está a viver momentos difíceis depois da chuva que caio sobre a cidade de Luanda no último sábado dia 6 de Abril. Fruto da tempestade algumas ruas do bairro encontram-se intransitáveis. Os moradores, debatem-se com problemas diversos por causa da enxurrada,  que por sinal é só a primeira, tendo em conta que o mês de Abril está no início.


O referido bairro nasceu em virtude da desmobilização feita pelo Estado a quando da construção dos bairros Nova Vida e Talatona. Muitos dos moradores destas áreas foram desalojados para que os projectos do Estado tivessem lugar. Hoje, ali onde haviam lavras há uma estrutura das mais bem concebidas pela EDURB, no que concerne a auto construção dirigida. A Fubú, como os seus moradores chamam é assim considerado extensão do Projecto Nova Vida. quanto a sua estrutura arquitectónica  nada fica a dever aos grandes condomínios e centralidades da nossa urbe, se não pelo falta de rede de esgoto e tapete asfaltico nas ruas.
Se considerarmos normal o nível de precipitação da última queda, isto é, chuva é lógico que teremos mais problemas do forum deslocação de bens: carros enterrados, enchentes de residências e mobílias nos tectos, visto que muitas áreas deste bairro encontrarem-se em zonas onde as águas, pelo curso criarem ravinas e valas. outra questão reside no facto de as comissões de moradores não pouparem esforços para vender espaços descobertos mesmo quando estes representam perigo para quem o adquire. 
Felizmente hoje não tivemos de recolher água. São Pedro deve sentir pela descarga acumulada e aliviou nossa urbe.
"Espero que a próxima descarga seja mais moderada que a do último sábado. Se cair mais uma pedrada, não sei como vou entrar no bairro". como afirma um morador deste bairro de Luanda. Essa é boa choramos a falta de água e quando nos dão água lamentamos os estragos.
O bairro da Fubu, localiza-se no ex-município do Kilamba kiaxi, actual município de Belas, a sul do bairro Nova Vida e oeste da comuna do Camama. É um bairro de construção dirigida cujos limites estão bem delineados. 

Depois de alguns anos, por causa do não acabamento deste projecto, o mesmo debate-se com problemas de ordem social como o saneamento básico.

terça-feira, 19 de março de 2013

DIA DO PAI

Dia do Pai.

Hoje é um dia muito especial para todos os pais. não posso felicitar o meu pai porque a mais de cinco anos que partiu. Portanto também não me posso felicitar por ser o meu dia. Sou pai e estou de Parabéns como todos os outros pais.
Portanto, ser pai, como dizia um amigo:Pai é aquele que tem sabedoria de mestre, e a sinceridade de um amigo.
Desejo a todos os pais, sorte e felicidade, no desempenho das tarefas como bom pai.
Feliz dia do pai.  
ABERTURA DO ANO ACADÉMICO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

O novo ano académico na faculdade de ciências Sociais, foi aberto esta semana e contou com a presença da mais alta estrutura dessa unidade orgânica da Universidade Agostinho Neto. Durante o acto que teve lugar no anfiteatro da faculdade, na segunda feira, 18 de Março, contou com a presença do Dr. Victor Cagibamga, Decano e todo seu pelouro e convidados  bem como os estudantes recém matriculados nos diversos cursos desta instituição do ensino superior.
Os caloiros como são chamados, fizeram-se presentes em massa. O baptismo é feito para marcar a entrada de cada um dos estudante recém chegados a cátedra.
O início de um ano lectivo representa, tanto para os docentes como estudantes um motivo de grande. para quem lecciona é trabalho e para os discentes o meio de formação.A academia pública de ciências Sociais,  abre assim e de forma simbólica mais um ano.
No final do acto houve uma confraternização entre os docentes.