sábado, 21 de abril de 2012

CICLO DE FORMAÇÃO ATRAI JOVENS NO RANGEL


CICLO DE FORMAÇÃO ATRAI JOVENS NO RANGEL

SECRETARIADO DA JUVENTUDE PROMOVE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Teve início hoje as 8 horas, na escola grande da Terra Nova, Ex município do Rangel, mais um ciclo de formação profissional, promovido pelo secretariado da juventude .
 O presente ciclo de formação conta com professres/formadores das mais diversas áreas do saber e com experiência neste capitulo. São ministrados  cursos como Jornalismo radiofónico, Relações púbicas e Marketing, Recursos humanos, Contabilidade,Informática, Electricidade, Serralharia, Culinária (cozinha e pastelaria) , bem como   Decoração e outros.
O respectivo ciclo de formação tem como objectivo a inserção socio-profissional dos jovens na sociedade bem como no mercado do emprego e  incentivar o surgimento de condições para que os jovens possam criar os seus próprios negócios tendo como base o conhecimento da área que pretendem apostar.
Os cursos são ministrados aos sabados no periodo das 8h00 às 18h00, durante 3 meses, isto é terminará no próximo més de Julho.


A consulta das listas nominais para confirmação do nome e a sala impõe-se.
A busca pelo nome é rigorosa e exaustiva.











Como todo primeiro dia, nem todos os formandos fazeram-se presentes!











Contudo, houve grande afluência de jovens ávidos por conhecimento e quiçá uma oportunidade para atingir seus desideratos. 

sábado, 7 de abril de 2012


ABRIL CHUVAS MIL
CHEGOU O JUIZ DE LUANDA!

Um dia ameno, sem o calor infernal que nos tem abatido a todos.
Só há um problema, São Pedro resolveu acabar com a estiagem que nos tem assolado e destruído nossas culturas, no interior ; contudo, ainda não estamos preparados...
A chuva, esta até é bem vinda mas do jeito que andam as nossas vias e nossas obras não sei se vai dar jeito.
Há muito que ouço dizer que pode não cair chuva durante o ano todo mas que em Abril, sempre cai! No entanto, não sido a chuva bem vinda para muitas das famílias da nossa urbe, em particular para aquela que vivem em áreas de risco como: nas encostas do Morro da Samba, Boavista, Rangel, Sambizanga, Maianga, Cazenga, Viana,Kilamba Kiaxi, etc, um pouco por toda a cidade.
A natureza tem e sabe como equilibrar-se, nós é que temos que adaptar nossa situação a sua realidade, não podemos lutar contra a força da mãe natureza.
É verdade que desde que o homem está na terra experimenta as consequências da chuva e de toda sorte de intemperes que Deus criou com seu amor para regular a natureza e melhorar - por um lado - nossa situação.  Portanto, o que admira é saber que não estamos preparados para as consequências.
Pronto, não é preciso esticar a corda porque o fiscalizador fiel para nossa empreitada chegou. Oxalá tenha piedade de nós na hora da nossa angústia e que poupe nossos tectos, muros e quintais de chapas ou blocos bem como nossas estradas e passeios remendados com sacrifícios.

wawé, até quando!?.
 O juiz de todas as actividades da nossa querida Luanda, já está entre nós!..
Até logo!
Carmota





sexta-feira, 6 de abril de 2012

10 ANOS DE PAZ

10 ANOS DE PAZ
Angola, completou dia 4 de Abril do presente ano, o décimo aniversário da assinatura dos acordos de paz.
 Depois de várias décadas e tentativas falhadas para a reconciliação entre irmãos que fora diversas vezes frustradas e sem sucesso, o país conseguiu felizmente colocar fim ao sofrimento do seu povo.
Várias actividades marcaram a data, cujo acto central teve lugar na cidade do Luena, província do Moxico e contou com a presença da mais alta figura do estado angolano. 

domingo, 22 de janeiro de 2012

ANGOLA ENTRA COM PÉ DIREITO


A selecção angolana entrou a vencer pela primeira vez numa fase de grupo de campeonato africano das nações, CAN2012.

Durante as cinco edições anteriores Angola não foi além de empates, desta vez a vitória sorriu para os palancas que mesmo sendo alvos de muita contestação venceram.

Mateue Galiano, marcou o primeiro golo, minutos depois, para tristeza dos angolanos os Burkinabes empataram o jogo com um golo de belo efeito e que semdúvida vai para a galeria dos melhores do can. A selecção do Burkina Fasso, precionou o ultimo reduto angolano que limitava-se e teimava a defender junto da grande área. Contra a corrente e diante da avalanche e asfixia causada pelo adversário, Angola marca, através de manucho gonsalves o golo que ditou o desfeixo da partita.

Burkina Fasso 1- 2 angola.

Os três pontos conquistados, com muito sofrimento e garra, colocam Angola na primeira posição do grupo á frente da Costa do Marfim que venceu a selecção do Sudão, pela margem minimade uma bola a zero.

lito Vidgal e seus popilos estão de parabéns.

sábado, 21 de janeiro de 2012

ONDE PARAM OS TAXIS (CANDONGUEIROS)?

ONDE PARAM OS TAXIS (CANDONGUEIROS)?
Porquê não pensar em criar-se paragens e regras para os candongueriros?

Dentro dessa confusão quem paga é o cidadão.
 
A verdade doi e a realidade não tem preço, hoje mesmo, as 18h10, vivi uma cena sem igual, embora ter ouvido muitos relatos a respeito do assunto; saí do Cubico, subí num  (taxi) candongueiro, no aeroporto para os congolenses.

Um agente surgiu na área, o taxista desatou aos berros com o cobrador, " sai voado", havia veículos à frente e vinha o policia - parecia um filme; o taxista, aplicou retaguarda, rompeu os cones e quase que estantaneamente, diante do agente que desempunhava a arma e esgalhou, bazou, zarpou.
Fiquei estupefacto e aterrorizado, sorte não havia "engarrafamento"!No taxi os rumores, cochichos e reclamações não se fizeram esperar, a zombaria da vitória sobre o agente dava gloria ao motarista.
Onde devem, afinal, parar os candongueiros?É verdade que não há paragens para os candongueiros; sim, as existentes são para os autocarros; a regra do transito diz que os veículos devem parar na via, sempre a direita, desde que não haja sinalização que proiba tal procedimento. No entanto, onde não há sinalização está sempre um agente que representa proibição.
Onde... Porquê não pensar em criar-se paragens e regras para os candongueriros?

Dentro dessa confusão quem paga é o cidadão.

Até logo!
Carmota2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

Amigo do Semba

 


ELIAS DA GRAÇA, fiel amante da múcica angolana, avalizou a primeira guitarra electrica do agrupamento “Os jovens do Prenda”. Seguiu os passos dos grandes mestres do Semba e dos géneros mais desenvolvidos da música angolana e, se em vida as oportunidades e as circunstâncias não lhe ditaram o esplendor, deixou obra que O imortaliza.
De muitos caminhos percorridos  em busca da concretização do sonho de um CD editado, o que não aconteceu por adversidades várias durante os trabalhos então en curso, Elias da Graça partiu  deixando-nos estes trechos em que se destaca o Semba. Como a principal linha de actuação musical e que felizmente foi possível resgatar.
Nesta obra, Elias da Graça deixa-nos temas que seguramente constituirão  sucesso e ultrapassarão O efémero para ficarem gravados em letras de ouro nas páginas da música angiolana.
Elias da graça, nasceu a 07 de Maio de 1947, na cidade de Dondo (município de Cambambe, província do Kwanza Norte) e sendo compositor tipógrafo de profissão (Fotocompositor) foi trabalhador de gráficas como a antiga Minerva e Litotipo.
O presente projecto discográfico recupera nove dos  dez temas musicais dum projecto  então partilhado com a ENDIPU, poucos meses antes do seu passamento físico.
A todos desejamos boa audição e fruição dapresente obra.
Dr. António fonseca.  

Amigo do Semba/ Kamba dia Semba
Makotas Homenagem de Elias da Graça é uma obra que deverá interessar a muitos críticos e apreciadores da música angolana. Ao recupra-la, procuro tornar público um trabalho que pelas suas caracteristicas e a sua mensagem, importa a muitos apreciadores da nossa música, pelo facto do seu autor já não fazer parte do mundo dos vivos.
A divulgação de uma obra artística, seja qual for o seu teor e área de arte, impõe um trabalho de marketig e imagem que sem a presença física do autor torna-se complicada. Deste modo, esta obra apresenta-se com o problema da ausêcia do seu criador e compositor.
Como todo e qualquer trabalho, exige custos para a sua divulgação e promoção a fim de vingar a sua produção, makotas, lançado a título postumo  está desponível à apreciação dos amantes do Semba.
É difícil falar pelosoutros, portanto, tomei a liberdade de escrever o que me veio a alma a pós ter ouvido o disco e refutado na sua teática. Elias da graça, apresenta nove temas em aborda diversas situações sociais como a relação familiar e a sua vivência quotidiana.
Está é a minha proposta para este início de 2012, visto que sua música apela aos sentimentos e refle a realidade de muitas famílias em Angola, em luanda e particularmente na sua terra natal (Dondo).
D´Graça, como era conhecido por muitos, era cristão metodista criado na missão evangélica do Dondo onde começou, muito cedo a cantar no cora; chegou a Luanda aos 10 aos anos, começou a tralhar aos 12 anos para ajudar seus pais. Passou por vários momentos tentando afirmar-se no panorama musical nacional, manteve durante muitos anos uma relação próxima com agrupamento como os jovens do prenda e outros grupos da época, conhecendo assim vários músicos que influenciaram e ajudaram a elevar o conhecimento da música anglana Urbana e tradicional,  passou várias vezes pelo “Pé no Palco” ( concurso musico- cutural do Ministério da Cultura, através da DNAC- direcção nacional de acção cultura), actuando nos vários centros recreativos numa época em que a música não era considerada uma profissão e que o papel do músico na sociedade, quase não tinha expressão. Sua persistencia, amor a arte e votade de dar a conhecer seu verdadeiro Dom, levaram-no a regressar depois de muitos anos parado com este projecto.
Passados cinco (5) anos de sua morte, vítima de cancro, recordá-lo através da sua música é um ponto de reflexão a todos que amou e sempre acreditaram no seu valor como homem de cultura e despotista( foi atleta federado, praticou Judo durante longo período da sua juventude, no Grupo Despotivo da Banca).
“EU AMO O SEMBA” D´Graça.
Até logo!
Carmota, 2012      

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

VIDA A DOIS



Se não fosse assim homem e mulher não seriam o completo complexo que é o casal...

VIDA A DOIS “ O Casamento”.

Como princípio básico, criado por Deus para a convivência salutar entre os seres vivos, o amor é a maior dádiva que o homem (obteve) recebeu desde a sua criação.
No amor se constrói a vida. A palavra como meio de expressão, apresenta-se como principal veículo pelo qual podemos emitir ideias e sentimentos. Existe uma fórmula para que isto se efectiva? Não e sim; porquanto ninguém se esforça a amar, mas a verdade é que o desamor com amor ganha fôlego, isto é verdade. Portanto, quando amamos alguém incondicionalmente, suscitamos neste ser “ pessoa” o despertar de um sentimento semelhante.
O amor, não é se não a partilha de tudo; seja amar é dar tudo sem exigir nada “em troca” porque o amor não exige mas espera reciprocidade, paciente e consciente pois que se esperarmos retorno como obrigação receberemos nada mais que desilusão.
A vida enquanto dom e dádiva somente se completa no amor. Ninguém vive só, isso é um dado adquirido e por muitos de nós constatado. Se assim fosse, Deus deixaria Adão sozinho no paraíso do Éden; de facto ele não estava só. Todos os outros seres viventes estavam com ele, o tinham como superior, contudo, era o único da sua espécie; não tinha par. Este facto levava-o a experimentar a solidão quando os outros reuniam-se a seus semelhantes.
Assim sendo, tendo em conta esta realidade, Deus providenciou o semelhante mais diferente para o homem. A mulher! Em tudo como ele mas diferente (saída de sua costela, não constituía um todo mas uma metade) porque só juntos constituíam o completo complexo que é o casal, o par humano perfeito – a palavra “mulher” é uma expressão única e como todo nome também foi criado pelo homem, quando lhe foi apresentada por Deus - Ambos “fundidos” (permitam o termo) se completam pois sós não cumprem o desígnio da criação.
A vida a dois é um complexo que nasce com cada homem, cada mulher e culmina como instituição. É a direcção para onde a nossa vivência social nos impele. Algo encarado como um dogma; e é verdadeiramente um dogma, puro e sagrado, sacramentado pelo casamento; instituição e pilar constituinte da célula básica da sociedade, a família.
No casamento reside, não só a ideia de partilha que cada homem tem dentro de si, mas também a razão que este mesmo homem enquanto ser humano é na sua essência. Dele nasce a família e a causa da existência de toda controvérsia social que se vive no seio da sociedade. No nosso país é comum a existência de lares monogâmicos onde a figura do pai, coadjuvado por sua esposa, conduz os filhos com todo o cuidado necessário para que estes cresçam sãos e capazes de aguentar a idade adulta onde terão de ser eles a guiar uma nova família!
A minha visão sobre o casamento é hoje, de certa forma, diferente daquela que tinha antes de viver com minha esposa, não tinha nem sabia como seria um lar, sobre tudo, como lidar  com crianças (filhos). Confesso que tinha inclusive medo porque a nossa sociedade não tem sabido aconselhar os novos casais. Digo isso porque o número de famílias separadas tende a aumentar a cada dia que passa. os jovens não têm tolerado as parceiras e as mulheres acham que podem fazer o mesmo que os homens. Dentro desta realidade e nem sempre respeitados ficam os filhos,sem norte e muitas vezes abandonados a sua sorte.
 Os únicos culpados do fracasso dos casamentos são somente os casais. Tudo porque não ensaiaram e não tomaram as devidas precauções para a nova vida que estavam a escolher. A má planificação durante o namoro tem como consequência um casamento fracassado e sem meios de retorno, com ódios e rancores a mistura.
Meu avô, dizia “não adianta namorar se não gostas da moça, porque ela gosta de ti,  ficará  grávida porque te quero. Mulher sabe o que quer mesmo quando criança". Acredito porque aquele velho sabia o que estava a dizer, a mulher sabe que o seu futuro está ligado a um homem que em princípio deve ser o seu amor, com quem vai casar e ter filhos. Já o homem, pensa em namorar e se poder ter todas as meninas da sua idade melhor; ter filho é uma questão de honra e não a direcção traçada pelo destino como fruto de um casamento responsável cujo o objectivo é gerar uma família com base no amor.
          Quando era jovem, isto é miúdo, mantinha dentro de mim um desejo muito grande em um dia poder ter uma esposa, mulher. Naquela altura, embora sem perceber muito bem o que podia implicar, era um desejo natural mas o maior de todos que um homem enquanto homem tem.
Este sentimento, que parece nascer com cada homem, é tão forte que acaba por ser concretizado quando menos esperamos. O desejo sexual é um impulso que carregamos em nós. Nada existe de tão forte e desestabilizador para um homem; capaz de o fazer correr os maiores riscos para satisfazer-lo . é como uma fome insaciável que se não for satisfeita não se cala.

Aqui notamos que a solidão de Adão, diante dos outros seres vivos, residia no facto de não ser completo, de precisar da outra parte, ou metade do todo.
Uma questão urge, porquê que há tantos casais a separar-se? Será que não existiu amor no namoro? Como se conhecerão? Não são amigos? Quanto tempo namoraram?
A única resposta que recebi duma senhora, casada a mais de 20 vinte anos, é que se os homens  não decidirem levar o casamento a sério, não haverá famílias organizadas porque as mulheres dependem dos maridos. Eles são a chave para este problema. Têm de tomar a decisão de conduzir suas famílias com seriedade e responsabilidade. Quanto as raparigas e esposas se não deixarem de imitar acabarão ser lar. Segundo minha entrevistada, o homem custa a tomar decisão mas quando a faz, faz mesmo.
 Assim sendo, o casamento é uma instituição social da qual depende a manutenção da sociedade!

Carmota,2012