Saneamento Básico
- O presente tema visa abordar a situação do saneamento básico na cidade de Luanda, particularmente nos municípios do Kilamba Kiaxi e do Rangel ( Golf 2 e Terra nova respectivamente).
1- Snopse
O Saneamento Básico da cidade de Luanda tem sido uma quebra cabeça para governantes e populações (populares). O lixo (Resíduos Sólidos, Águas Residuais e escoamento pluviométrico) permanece durante vários dias nas principais vias de acesso (tanto na zona urbana como na periferia).
2- Argumento
Saneamento básico é a actividade relacionada com o abastecimento de água potável, o manejo de , águas pluviais colecta e tratamento de esgotos,, a limpeza urbana o manejo dos resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogénico, visando a saúde das comunidades.
A recolha do lixo, não depende somente do Estado; a sua materialização só será viável com acção de conservação do meio ambiente ou seja é um processo que apela a participação consciente dos cidadãos, nos bairros, comunas, municípios e por fim, na província.
O atraso na recolha destes resíduos provoca problemas de saúde pública porque afecta o ser humano e a biodiversidade devido aos elementos tóxicos que produz no ambiente.
A cidade hoje conta com mais de 3.000.000 de cidadãos oriundos das diversas províncias; muitos destes a procura de melhores condições de vida, oportunidades de emprego bem como fugir da guerra fratricida que abalou as estruturas do país durante cerca de 30 anos. Luanda, fruto deste êxodo cresceu desordenadamente, sem um plano director que pudesse permitir maior equilíbrio estrutural no que toca a sua arquitectura. Este motivo dificulta grandemente a recolha dó lixo em determinadas zonas da urbe.
Do ponto de vista social a limpeza, a higiene, o asseio, a cura, a reparação, pressupõem saneamento básico; a saúde como elemento preponderante a sobrevivência do homem depende do tratamento que este presta ao meio ambiente. A recolha de resíduos permite a manutenção da própria vida.
A cultura como agente de socialização, hábitos e costumes de um povo é um elemento chave no tratamento do meio; nos nossos mercados são comum encontra-se o lixo exposto em locais onde são comercializados bens alimentares. Os vendedores destes mercados informais não têm o hábito de colocar o lixo nos contentores e quando o fazem, a demora por parte da recolha obriga-os a depositarem fora destes.
Ao nível Politico urge o estabelecimento de uma agenda ambiental que proporciona o enriquecimento da capacidade do Estado, no âmbito da formação de quadros na recolha e no tratamento dos resíduos.
Do ponto de vista da economia é importante que o nosso país procure materializar os novos métodos de recolha, tratamento e gestão de resíduos sólidos para proporcionar melhor qualidade entre a sociedade e economia do ambiente; assim sendo, a busca de soluções inovadoras para a gestão integrada e sustentada dos resíduos (a reciclagem como meio de obtenção de recursos).
Tais facto, levam-nos a reflectir e procurar apresentar a importância de transformar o nosso tema em um produto audiovisual.
3-Proposta
O documentário pretende abordar a questão do saneamento básico na cidade de Luanda, em particular nos municípios do Kilamba Kiaxi e do Rangel (bairros do Golf 2 e Terra nova respectivamente); apresentando de forma objectiva a situação lastimável em que se encontram as ruas e vias principais, valas de drenagem e esgotos, bem como os mercados e praças nestas localidades da cidade.
Começaremos por captar imagens que retratam a realidade (depois de constatarmos em loco); hora de recolha dos resíduos sólidos, por parte das operadoras de limpeza licenciadas pelo Governo provincial, através da Elisal, enquanto parceiro oficial do estado.
Manteremos contacto (foram feito contactos) com as administrações dos dois municípios em questão para possíveis entrevistas de esclarecimentos sobre a situação do saneamento. Abordaremos os moradores destes municípios de forma a constatar qual o sentimento dos populares em relação a deficiente atitude das empresas subcontratadas para execução do trabalho de recolha de lixo nestas áreas.
Posteriormente, entrevistaremos um especialista em saúde pública e um sociólogo para nos falarem das consequências do atraso na recolha do lixo. De que forma estes atrasos e também a falta de organização e não cumprimento dos horários por parte dos populares prejudicam o trabalho da administração.
Finalmente, sonorizaremos o documentário e faremos a respectiva “locução off”.
3- Principais personagens do documentário
Lixo, Moradores, administradores, Agentes de limpeza.
4 - Fontes de Pesquisa
1- Fontes: Jornal de Angola: edições nºs 12210 , pag.5 cartas ao leitor( limpaza nas praças) e 12215, pag.30 ( recolha de resíduos sólidos)
2- Governo da província de Luanda. ( proposta para entrevista com algum responsável, técnico ligada a área de saneamento e recolha de resíduos sólidos).
3- Administrações dos Municípios do Kilamba kiaxi e do Rangel ( proposta para entrevista com alguns responsáveis do Golf 2 e Terra nova).
4- Entrevistas não programadas com munícipes (população residente).
5- Visita e recolha de informações no mercado dos congoleses (feita Sábado, 28/05/11 por Carlos mota).
6- Recolha de Imagens sobre a temática proposta nos locais a cima descritos.
5 – Pesquisas Prévias
- Visita e recolha de informações no mercado dos congoleses (feita Sábado, 28/05/11 por Carlos mota).
6 – Estratégias (s) de Abordagem
1ª estratégia de abordagem:
Procedimento Geral: A proposta é estar com uma equipe nos locais referidos e realizar gravações; acompanharemos personagens aleatórios em situação quotidianas e que, de alguma forma, nos remetam a questão central do documentário, o saneamento Básico, assim como situações periféricas. Entrevistas individuais: entrevistaremos o administrador da Terra nova, há muito morador do bairro, um dos organizadores do movimento juvenil e muitas campanhas de limpeza na área.
7 – Tratamento:
Exposição de como o documentalista pretende organizar as Estratégias de Abordagem no corpo do filme.
A apresentação pode ser feita livremente a partir de texto corrido ou em bloco);
7. 1 - Exemplo de Tratamento de filme:
Abertura
Imagens de aglomerado de lixo.
Mostraremos detalhes das peças, seja de resíduos: O áudio desta abertura será uma mistura do som da sonorização. Mostramos indivíduos deitando lixo.
Situação 1
Imagens de resíduos sólidos (lixo).
Possíveis perguntas para administrador:
1 – Sr. Administrador o que esta na base da permanência dos resíduos sólidos no bairro durante vários dias?
2– Como pensa que esta situação possa vir a ser seleccionada? É possível adiantar prazos?
Programa - Documentário : Saneamento Básico | DATA:25/05/11 |
Roteiro:, Eliana da Rosa, Nerónea Comboio Anotadora: Vanuza Gomes, Amélia F. dos Santos | Realizador (a): Carlos Mota Ass. Realização: Domingos Vicente |
Produtor Executivo: Rui Dias Produção: Conceição Afonso | Estúdio: Exterior Edição: 1 |
GUIÃO TÉCNICO: Saneamento Básico
LUANDA, MAIO DE 2011
Carmota2012
Sem comentários:
Enviar um comentário